Ingratidão

quarta-feira, 30 de março de 2011

INGRATIDÃO E CRÍTICA

A gratidão é o termômetro que mede nossa saúde espiritual. Quando não existe gratidão é porque existem áreas infeccionadas que precisam ser tratadas.

A gratidão é a linha que precisamente distingue a pobreza da miséria. A Bíblia fala que o pobre, Deus o fez, porém, quem faz o miserável é a ingratidão! Neste mesmo sentido é que a miséria do rico pode ser terrivelmente pior que a pobreza do pobre.

A gratidão é um dos maiores segredos da prosperidade. Toda pessoa murmuradora e ingrata está no caminho oposto ao caminho da prosperidade. Muitas pessoas são lançadas na miséria e ruína porque pagam o bem com o mal, a bênção com maldição e cospem no prato que comeram. Agem com descarada ingratidão. Este é um dos piores sintomas que determina um quadro de reprovação.

Existem algumas pessoas, que quase sempre, estamos carregando-as nas costas. São fracas e dependentes e usam estas plataformas para manipular. Sempre estão precisando de algumas coisa e nos desdobramos para atendê-las de boa vontade. Porém, numa única situação, onde nos vemos impossibilitados de ajudá-las, elas se revelam vomitando a ingratidão : "você nunca me ajuda! Você está falhando comigo !" ...
Pessoas, até mesmo, materialmente, são lançadas na miséria por causa de ingratidão e traição. Lembro-me de um evangelismo numa praça no centro de Belo Horizonte, no início da minha vida cristã.

Fizemos uma roda e começamos um tempo de louvor e adoração quando uma mendiga de rua se aproximou pedindo uma ajuda. Tudo que eu tinha era algumas moedas no bolso, que prontamente coloquei em sua mão. Fiquei chocado quando ela olhou para as moedas, em seguida olhou para mim e vomitou sua insatisfação: só isso ?!

Uma indignação me sobreveio, e, num lance de instinto, arranquei o dinheiro da mão dela, dizendo: se isto não serve para você, para mim com certeza servirá! Passei a entender como a ingratidão sustenta o espírito de miséria.

Muitas pessoas estão tendo suas vidas destruídas pela ingratidão e depois querem destruir a vida dos outros pela crítica. Toda pessoa ingrata torna-se crítica e toda pessoa crítica é também ingrata.

Na verdade, sempre que uma pessoa não é aprovada numa circunstância, mais cedo ou mais tarde vai extravasar isto através de murmuração e crítica. A crítica irresponsável é o vômito da ingratidão.

Uma pessoa ingrata é alguém que está cega para o bem que tem recebido. Não consegue perceber o esforço que outros tem feito para abençoá-la. Na verdade, a ingratidão transforma a pessoa num "saco sem fundo".

Nada é suficiente e por isto está sempre insatisfeita.

Quando a ênfase à crítica é maior que a ênfase ao incentivo temos o sintoma da ferida e reprovação. A pessoa não enxerga soluções, apenas defeitos.

Os olhos estão entravados. Quando uma pessoa começa a ver só problemas e defeitos num lugar ou nas pessoas com quem ela convive, a leitura que se faz e o diagnóstico espiritual a que se chega é que ela mesma é quem está reprovada.

0 comentários:

Postar um comentário

 

2010·Ana Paula by Tcђєยlly™Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - TNB